Home Guarulhos Política Almeida representa Guarulhos na ONU

postheadericon Almeida representa Guarulhos na ONU

O prefeito Sebastião Almeida será recebido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, na próxima segunda-feira (23,) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Ao lado de prefeitos de várias cidades do mundo, Almeida participa de encontro promovido pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e pela UN Habitat, que tem como tema "O futuro que governos locais e regionais querem".

 

As propostas apresentadas pelas cidades serão incluídas em um documento, a ser encaminhado pela ONU à Rio + 20, a conferência internacional sobre o clima, marcada para junho, no Brasil. Almeida foi convidado como representante oficial da Rede Mercocidades e também por ser o atual vice-presidente do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades.

 

Guarulhos será a única representante do Brasil no encontro da CGLU. Almeida terá oportunidade de conhecer as experiências de cidades como Vancouver e Montreal (Canadá), Stuttgart (Alemanha), Quito (Equador), Istambul (Turquia), Lisboa (Portugal) e Dacar (Senegal), entre outras.

"Vou levar à ONU algumas iniciativas que a cidade adotou nos últimos anos na área de meio ambiente. E espero ter contato com boas experiências, que possam ser adaptadas a Guarulhos", afirma o prefeito Almeida. "Esse tipo de intercâmbio é cada vez mais importante, sobretudo quando ocorre às vésperas de um grande evento, como a Rio + 20".

Almeida vai apresentar projetos como o da Recicladora de Entulho, que já possibilitou a realização de obras de calçamento no bairro da Ponte Alta; o Programa Ilhas Verdes (PIV), que permitiu o plantio de 80 mil mudas de árvores para reduzir as ilhas de calor na cidade; a implantação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária); e o CEU Continental, o primeiro projeto de prédio verde, totalmente sustentável, na área da Educação, em Guarulhos.

Almeida também vai propor novas formas de financiamento de órgãos internacionais para projetos locais. "Vou pedir ao secretário-geral da ONU para que se abra um canal de diálogo maior com os municípios, que hoje se encontram distantes das discussões internacionais em áreas como habitação, meio ambiente, combate à miséria, entre outras", disse Almeida.

O prefeito viaja para os Estados Unidos na sexta-feira à noite. Ele será acompanhado pelo coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro. O retorno está previsto para quarta-feira (25).

Enquete
O que você achou do novo site?
 
Banner

Assine nossos informativos eletrônicos gratuitos.


Nome:

Email:

 
 
 
 
 
 
  • Advertisement
  • Advertisement