Home Guarulhos Saúde Saúde pesquisa larva do mosquito da dengue em 45 mil domicílios

postheadericon Saúde pesquisa larva do mosquito da dengue em 45 mil domicílios

Até pelo menos o próximo dia 30, mais de 80 agentes da Secretaria Municipal de Saúde irão visitar um total de 45 mil residências de 40 bairros da cidade, para pesquisar o nível de infestação de larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O levantamento, chamado de Índice de Breteau, tem por objetivo verificar as regiões com potencial risco de epidemia da doença, para a definição das estratégias de combate ao vetor e priorização das ações pelo poder público.

 

 “Mesmo que a pessoa já tenha recebido a visita do agente de saúde há pouco tempo, é muito importante que ela permita uma nova vistoria em sua residência, porque o Índice de Breteau é feito por amostragem e essa pesquisa é fundamental para direcionar o trabalho de combate à dengue no município”, destacou a diretora do Departamento de Higiene e Proteção da Saúde, Cristina Magnabosco.

A diferença do trabalho cotidiano de eliminação do vetor para o Índice de Breteau é que neste último os agentes coletam a larva em vez de eliminá-la e a encaminham para o laboratório, onde são realizados testes que irão identificar o Aedes aegypti ou apontar que se trata de outra espécie de mosquito.

Segundo explicou a bióloga Iverly Maria Bastos, coordenadora desse trabalho, além de conhecer a infestação, o estudo permite saber os recipientes que estão abrigando focos de larva do mosquito da dengue. “A partir desse levantamento é que definimos as ações mais adequadas para cada região da cidade”, explicou.

O Índice de Breteau é uma ação pactuada com o Ministério da Saúde que deverá ser repetida entre os meses de outubro e novembro próximos. Todos os agentes que realizam esse trabalho usam uniformes com o símbolo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e portam crachá de identificação. Em caso de dúvida, a pessoa pode ligar para o CCZ no telefone 2436-3659.

Enquete
O que você achou do novo site?
 
Banner

Assine nossos informativos eletrônicos gratuitos.


Nome:

Email:

 
 
 
 
 
 
  • Advertisement
  • Advertisement