Home Guarulhos Cultura 10ª Procissão do Fogaréu marca comemorações da Semana Santa em Guarulhos

postheadericon 10ª Procissão do Fogaréu marca comemorações da Semana Santa em Guarulhos

No próximo dia 18 (quinta-feira) acontece a 10ª edição da tradicional Procissão do Fogaréu, cerimônia que encena a Paixão de Cristo. 

A saída do cortejo, prevista para as 21h30, será da Catedral Nossa Senhora da Conceição, na Praça Tereza Cristina, e seguirá até a Igreja do Rosário, localizada na praça do mesmo nome. 

Durante o cortejo, 100 participantes personificam os Farricocos, soldados romanos que prenderam Jesus na noite da Santa Ceia. Encapuzados, eles saem carregando tochas e instrumentos musicais de percussão como matracas, surdos e caixas. 

O evento conta ainda com a participação de artistas e grupos de teatro da cidade, com performances de palhaços e camponesas medievais, soldados romanos, cânticos folclóricos e líricos, banda de tambores e clarins e a encenação da prisão de Cristo. 
Iniciativa da Catedral Nossa Sra. da Conceição, do Instituto Cultural Casa dos Cordéis e do IPC - Instituto Pro-Cultura, a Procissão do Fogaréu tem apoio cultural da Secretaria de Cultura.

Histórico

Realizada tradicionalmente desde 1745 na cidade de Goiás-GO, a Procissão do Fogaréu é encenada por 100 Farricocos, personagens vestidos de túnicas compridas e capuzes pontiagudos, representando soldados romanos. A tradição vem da Espanha e Portugal e chegou em Goiás pelo padre espanhol João Perestelo Espíndola. O ritual representava a penitência e condenação pública de pecadores, e depois se transformou em uma festa popular, que recria a prisão de Jesus Cristo.

Em Guarulhos, o evento sacro-folclórico foi realizado pela primeira vez no ano de 2010 pelo folclorista Bosco Maciel, num cortejo que saiu da Casa dos Cordéis, no bairro de Gopoúva, e foi até o Santuário São Judas Tadeu, na Vila Harmonia, um percurso de cerca de dois quilômetros. 

Serviço:
10ª Procissão do Fogaréu
Data: quinta-feira, 18 de abril
Horário: a partir das 21h30
Saída: Catedral Nossa Senhora da Conceição (Pça. Tereza Cristina, nº 1)
Chegada: Igreja do Rosário (Pça. do Rosário, s/n - Centro)
Evento gratuito
Classificação livre

 

Banner

Assine nossos informativos eletrônicos gratuitos.


Nome:

Email:

 
 
 
 
 
 
  • Advertisement
  • Advertisement
  • Advertisement