postheadericon Lei Antifumo completa dez anos

Segundo pesquisas realizada em São Paulo, em 2009 dos 11 milhões, 18,8% dos paulistanos eram fumantes, num total de dois milhões de pessoas. A Lei Antifumo no estado de São Paulo completa dez anos neste mês de maio e mostra que 300 mil pessoas após a lei, mudaram suas vidas dando adeus ao tabagismo. Em 2017, o percentual de consumidores de cigarro eram 12,2 milhões de pessoas e caiu para 14,2%, cerca de 1,7 milhão de pessoas, mais que a população de Guarulhos.

A legislação que foi sancionada em maio de 2009 proibiu cigarro em lugares fechados o que causou muita polêmica na época .Mesmo sendo fato de saúde pública, muitos fumantes não aceitavam tal medid. Dez anos se passaram e os resultados são fabulosos, tendo o Estado atingido à visualização internacional no cumprimento desta lei.
 
Os hábitos e a cultura do povo paulista mudou. Hoje temo cerca de 99% dos estabelecimentos que atendem a legislação, esses índices são comparáveis com outros lugares do mundo onde a legislação é semelhante, como Itália e Estados Unidos. Na época mais de 500 agentes foram para as ruas em todo o estado, Desde então, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, foram mais de dois milhões de inspeções em estabelecimentos comerciais. 
Diante das restrições e das dúvidas sobre a efetividade da lei, começou uma avalanche de reclamações e pedidos de liminares na Justiça. A falta de segurança jurídica deixava o comercio inseguro. Uma lei permitia que separassem salas, outra permitia o fumódromo. Ao final tudo foi proibido. São Paulo virou exemplo para o país. Dois anos depois, em 2011, uma nova lei federal unificou a legislação em todo o Brasil, com um pouco mais de restrições, como não poder fumar debaixo de toldos. A legislação foi regulamentada em 2014.
 O funcionamento desta lei serve de exemplo para os governantes, quando se tem boa vontade e trabalho sério tudo é possível, e traz bons resultados. Hoje o Brasil agradece, muitas vidas foram preservadas, o respeito aos não fumantes foi restituído, uma grande ação de saúde pública teve bons resultados, graças a esta Lei.

Banner

Assine nossos informativos eletrônicos gratuitos.


Nome:

Email:

 
 
 
 
 
 
  • Advertisement
  • Advertisement
  • Advertisement