Home Guarulhos Cidade

postheadericon Cidade

postheadericon Guarda Ambiental derruba casas em área de manancial

A primeira ação do Grupamento de Proteção Ambiental de Guarulhos (GPA) resultou na demolição de cinco casas construídas irregularmente nas proximidades da represa do Tanque Grande, área de preservação de mananciais.

Realizada na manhã desta terça-feira (9), a ação durou mais de duas horas e mobilizou 46 agentes – sendo 26 guardas do GPA e 20 técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Durante a operação também foram recolhidos materiais de construção e ferramentas como facões, enxadas e machados, além de removidas demarcações e cercas de loteamentos irregulares.
Um morador suspeito de ter promovido um grande desmatamento na região do Tanque Grande também foi detido pelos agentes. Ele foi conduzido à Delegacia de Meio Ambiente, onde prestou depoimento.
Criado na última sexta-feira (5), o GPA é uma unidade especializada da Guarda Civil Municipal treinada para combater crimes ambientais. O grupamento tem como principal atividade fiscalizar áreas onde constantemente são descartados lixos e entulhos, sobretudo nas proximidades de nascentes de rios e áreas de preservação, como a Serra da Cantareira.

DICA IMPORTANTE
A Secretaria de Meio Ambiente recomenda que, antes de adquirir imóveis em locais próximos a áreas de preservação, as pessoas devem verificar a veracidade dos documentos e solicitar informações junto à Secretaria, que fica na rua Antonio Vita, 9 – Cidade Maia. Caso contrário, poderá incorrer em crime ambiental. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2475-1348.

postheadericon Denúncia de crise e venda do Stella Maris

Segundo informações recebidas pelo Jornal Independente e denúncia feita na Tribuna da Câmara pela vereadora Silvana Mesquita (PV), o Hospital Stella Maris, estaria passando por séria crise financeira, estimando-se o valor de R$12 milhões de reais sua dívida, ou seja  o déficit da instituição. Em conseqüência destes fatos, grupos da área médica privada, estariam assediando a instituição para compra.

Em entrevista a jornalista perguntou ao Prefeito Sebastião Almeida, o que o município pode fazer em relação  ao hospital, para que o mesmo continue o trabalho de atendimento d o SUS. Em resposta o Prefeito informou que recebeu uma carta da instituição e nos próximos dias haveria uma reunião com a diretoria do hospital, para ficar a par da situação. Almeida argumentou  que a Prefeitura tem interesse em aumentar os valores da verba do SUS para o hospital, mas é preciso que o mesmo abra sua contabilidade para o Município.
Diante do fato o Jornal Independente buscou informações junto a administração do hospital, para obter esclarecimento sobre as informações. Segundo o administrador Carlos Jones Pereira, que há 32 anos trabalha no hospital, a informação é mentirosa, não existe verdade nas informações de crise e venda. “Primeiro que o Estatuto da Irmandade Congregação das Filhas de N.S. Stella Maris não permite sua venda, segundo que não existe déficit e sim falta de dinheiro para compra de novos equipamentos  e projetos como  reforma e ampliação da Instituição, que já  tem 50 anos e  necessita urgente de reforma ” disse Carlos
Tendo sido questionado a respeito do atendimento SUS oferecido pelo hospital, argumentou que 85% dos pacientes atendidos é pelo SUS os 15% restante são convênios, em sua maioria empresarial. São aproximadamente 2 milhões de reais mês recebidos  da prefeitura de Guarulhos, dinheiro que vem do SUS, segundo o administrador  muito pouco para suprir a  demanda do hospital. “O SUS paga 10 reais por consulta, 7 é pago para o médico sobra 3 reais para o hospital, mas  continuamos  atendendo principalmente a maternidade. Não temos dívidas com fornecedores, estamos em dia com os pagamentos de salários dos mil funcionários  e 400 médicos, podem levantar não existe nenhum débito em nome da Irmandade, todas as certidões estão em dia” Disse Carlos

 Hospital mantém quatro instituições

Segundo Carlos Irmandade em Guarulhos matem quatro instituição - O pensionato São Francisco de Assis que atende 80 idosos, Parque Infantil Santa Terezinha que atende 180 crianças de 0 a 6 anos, o Núcleo Stella Maris dentro da favela São Rafael com atendimento médico e odontológico e a Escola de Enfermagem Salus Infirmorum, que prepara profissionais para o próprio hospital e  para São Paulo. Questionado sobre abrir a contabilidade do hospital para o Município, Carlos disse que está aberta, para quem quiser ter acesso.

O Bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini assume a superintendência

Após  a morte da Irmã Paolina Doninelli, fundadora da Instituição, o  Bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, assumiu o cargo de diretor  superintendente da Irmandade, informou Jones  “Estamos pleiteando junto ao município 5% do orçamento da Saúde que é de 360 milhões. Dentro da cidade somos o hospital referência no atendimento SUS, principalmente maternidade, queremos um tratamento igualitário” Disse Carlos Jones
Até o fechamento desta edição na quinta- feira (4), nenhum outro fato a respeito do hospital Stella Maris nos foi comunicado.  Segundo o administrador a  Prefeitura e a  Instituição negociando. Carlos  garantiu que a especulação quanto a crise e venda é mentirosa, não passa de “fofocas”. Citando que o Stella Maris continua atendendo como sempre em  suas atividades.

postheadericon OAB inicia campanha para presidência

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarulhos, já iniciou sua campanha de sucessão para presidência da entidade. O nome do advogado Fábio de Souza Santos foi anunciado como pré- candidato  a sucessão. Muito bem relacionado com os membros da ordem, Fábio prima por sua experiência e capacidade de inovação tendo 12 anos de OAB, ele  ocupa o cargo de vice- presidente da Ordem, conquistado na última eleição.
“Um grande nome para nos representar na Ordem” é o que diz o advogado Marco Antonio Arantes de Paiva,  que apóia Fábio nesta sua caminhada rumo a presidência. Fábio no seu trabalho junto a OAB foi o idealizador do projeto OAB nas escolas, militou com veemência e idealismo na comissão de direitos humanos, onde construiu uma base sólida  com bons resultados.
Segundo Fábio ao longo dos últimos anos, ele contribuiu para o fortalecimento da Ordem em Guarulhos, desempenhando um grande trabalho junto a população. “A experiência que hoje tenho dentro da entidade, associada a novos  projetos e inovação em nossa estrutura, irá nos permitir um grande avanço no futuro. Sei que a OAB Guarulhos caminha a passos largos como entidade, participo ativamente de seu progresso, e acredito que poderá crescer ainda mais. Estou muito feliz com o apóio que venho recebendo dos amigos e filiados neste minha nova caminhada”. disse Fábio
Com uma plataforma otimista de continuidade e inovação Fábio de Souza, como pré- candidato a sucessão da presidência da OAB, tem conquistado o apóio dos filiados. Segundo o advogado Antonio Carlos Kasuo Maeta incentivador da pré- candidatura de Fábio “ Sabemos da lisura e do grande homem que é nosso amigo Fábio, estamos apoiando uma pessoa de boa conduta, porque queremos o melhor para a Ordem”.

More Articles...
Banner

Assine nossos informativos eletrônicos gratuitos.


Nome:

Email:

 
 
 
 
 
 
  • Advertisement
  • Advertisement
  • Advertisement