Home São Paulo

postheadericon Notícias da Cidade de São Paulo

postheadericon Superlotação de CDPs faz surgir Carandiru na Marginal Pinheiros

Quase sete anos depois da desativação do Carandiru, símbolo da degradação do sistema carcerário brasileiro, a capital tem novamente um complexo penitenciário com grande número de detentos. Superlotados, os quatro centros de detenção provisória abrigam hoje mais de cinco mil presos. Os CDPs, localizados na Vila Leopoldina, na Zona Oeste, ficam em uma área ilhada entre a Marginal Pinheiros e a linha do trem.

O local está com 146% mais detentos do que a sua capacidade. São 5.057 presos para 2.056 vagas disponíveis. Em dezembro de 2000, um ano e nove meses antes de sua desativação, o Carandiru , localizado em Santana, na Zona Norte, tinha 7.030 detentos. O Carandiru foi fechado 46 anos depois de sua inauguração, devido às precárias condições. O governo estadual alegou, na época, que o sistema penitenciário precisava de unidades menores.

No complexo de Pinheiros, voltado para presos que ainda aguardam julgamento, a superlotação repete alguns dos problemas verificados no antigo Carandiru . A Secretaria da Administração Penitenciária não se manifestou sobre a situação do complexo. O DIÁRIO questionou como e quando a superlotação será resolvida.

Enquete
O que você achou do novo site?
 
Banner

Assine nossos informativos eletrônicos gratuitos.


Nome:

Email:

 
 
 
 
 
 
  • Advertisement
  • Advertisement